cabeçaho-site-ciaud.png

António Miguel Neves da Silva Santos Leite

foto

Researcher since: 2008

Research Project: Memória, Arquitectura e Projecto

ORCID: 0000-0003-2529-5362

Contact: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

Curriculum Vitae

 

Publications

António Leite, Marta Feliciano; “A Casa como Espaço Matriz; uma Ideia de Casa-Mundo”; in Rv. “Artitextos; Urbanismo, Arquitectura, Design, Moda” n.º10, edição do CEFA (Centro Editorial da Faculdade de Arquitectura) + CIAUD (Centro de Investigação em Arquitectura, Urbanismo e Design).

“Plug-In City; ‘Máquina ou Organismo?”; em co-autoria com a Professora Marta Feliciano; in “Palcos da Arquitectura – Vol.II”, Ed. Academia de Escolas de Arquitectura e Urbanismo de Língua Portuguesa, 1ª Ed., Novembro de 2012; ISBN 978-972-9346-27-9; págs. 543-550.

Books

AA.VV.; “A Casa das Três Porquinhas; uma Pedagogia Experimental sobre Forma, Materialidade, Técnica, Valores de Uso e Lugar”, com coordenação do Professor Jorge Cruz Pinto e participação dos professores Dulce Loução, Amílcar Pires, António Leite, Maria Soledad Sousa e Arquitecto Pedro Cabrito (publicação dos trabalhos do 2º Semestre de Arquitectura II, Licenciatura de Arquitectura, ano lectivo 2007/2008); colecção Praxis/Didáctica; edição do Centro Editorial da Faculdade de Arquitectura – Universidade Técnica de Lisboa; 1ª ed. Fevereiro de 2009 (92 págs.); ISBN 978-972-9346-08-8.

AA.VV.; “A Câmara Arquitectónica e a Metáfora do Cristal; uma Pedagogia Experimental sobre Forma, Materialidade, Técnica, Valores de Uso e Lugar”, com coordenação do Professor Jorge Cruz Pinto e participação dos professores Amílcar Pires, António Leite, Carlos Henriques Ferreira, Eduarda Lobato Faria, Maria Soledad Sousa e arquitectos Alberto Caetano, Pedro Cabrito e Daniel Jesus (publicação dos trabalhos do 1º Semestre de Arquitectura I, Licenciatura de Arquitectura / Mestrado Integrado em Arquitectura, Arquitectura de Interiores e Arquitectura de Gestão Urbanística, ano lectivo 2008/2009); colecção Praxis/Didáctica; edição do Centro Editorial da Faculdade de Arquitectura – Universidade Técnica de Lisboa; 1ª ed. Fevereiro de 2009 (240 págs.); ISBN 978-972-9346-09-5.

AA.VV.; “Casas para um Planeta Pequeno – Projecto Angola Habitar XXI; Modelos Habitacionais em Território de Macro Planeamento Informal”, com coordenação dos Professores Margarida Louro e Francisco Oliveira, co-autoria dos Professores António Leite, Marta Feliciano e Amílcar Pires e textos dos Professores Margarida Louro, Francisco Oliveira, António Leite e Arquitecta Cláudia Colvier; edição Pixelprint – Edições de Imagem e Comunicação, Lda.; 1ª ed. Novembro de 2009 (119 págs.); ISBN 978-989-95139-2-1.

António Leite; “A Casa Romântica; uma Matriz para a Contemporaneidade”; ed. Caleidoscópio; em Publicação.

António Leite, Marta Feliciano; “A casa e a territorialidade da região de Torres Vedras; uma leitura temporalmente situada entre o medieval e a contemporaneidade” – Vol. 1; livro inserido no projecto de investigação “A ‘Casa’ como Estrutura Produtiva e de Recreio na Caracterização da Paisagem da Região Oeste”; ed. Camara Municipal de Torres Vedras; em publicação.

“A casa e a territorialidade da região de Torres Vedras; uma leitura temporalmente situada entre o medieval e a contemporaneidade” – Vol. 1; livro inserido no projecto de investigação “A ‘Casa’ como Estrutura Produtiva e de Recreio na Caracterização da Paisagem da Região Oeste”; ed. Camara Municipal de Torres Vedras; em publicação.

 

Book Chapters

“Do Iluminismo Pombalino à Afirmação Arquitectónica Romântica em Portugal”; in Rv. “Artitextos; Urbanismo, Arquitectura, Design, Moda”, n.º 8; Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa; Lisboa, Setembro de 2009 (ISBN 978-972-9346-12-5), págs 211-223.

“A Propósito do ‘Von Einem Armen, Reichen Mann’ de Adolf Loos”; in Rv. “Artitextos; Urbanismo, Arquitectura, Design, Moda” n.º 9, edição do CEFA (Centro Editorial da Faculdade de Arquitectura) + CIAUD (Centro de Investigação em Arquitectura, Urbanismo e Design); 1ª edição Maio 2010; ISBN 978-972-9346-20-0; págs. 167-177.

“Leitura Física e Simbólica do ‘Mundo Arquitectónico’ do Palácio Nacional da Pena; a Implantação e a Interacção da ‘Casa’ com a Paisagem”; in Rv. “AR - Cadernos da FA/UTL/Arquitectura e Cosmologia”; Centro Editorial da Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa (CEFA), n.º7; 1ª edição Junho de 2010; ISBN 978-972-9346-18-7; págs. 44-51.

“A Casa como Espaço Matriz; uma Ideia de Casa-Mundo”; in Rv. “Artitextos; Urbanismo, Arquitectura, Design, Moda” n.º10, edição do CEFA (Centro Editorial da Faculdade de Arquitectura) + CIAUD (Centro de Investigação em Arquitectura, Urbanismo e Design); 1ª edição 2012; ISSN 2182-5440; págs. 55-64.

“Uma Leitura Situada Sobre a Modernidade do ‘Conjunto Residencial’ da Av. Infante Santo em Lisboa”; in Rv. “AR - Cadernos da FA/UTL/ Seminário Internacional Lisboa-Matera” (publicação resultante das comunicações efectuadas no âmbito do “l Seminário Internacional Lisboa-Matera” que decorreu entre 15 e 17 de Abril na Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica); Centro Editorial da Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa (CEFA), n.º9; em processo de publicação.

“Plug-In City; ‘Máquina ou Organismo?”; em co-autoria com a Professora Marta Feliciano; in “Palcos da Arquitectura – Vol.II”, Ed. Academia de Escolas de Arquitectura e Urbanismo de Língua Portuguesa, 1ª Ed., Novembro de 2012; ISBN 978-972-9346-27-9; págs. 543-550.

Articles

 AA.VV.; “Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa; As Casas das 3 Porquinhas; Usos, Materialidades e Construção Arquitectónica a partir de Gottfried Semper”; in Rv. “Arq.A; Arquitectura e Arte”; n.º68; Futurmagazine – Sociedade Editorial Lda.; Lisboa, Abril 2009 (ISC 124055/ISSN 1647-077X); págs. 99-106.

 

Communications

COMMUNICATIONS IN INTERNATIONAL SCIENTIFIC MEETINGS:

No dia 16 de Abril de 2010, apresentou uma Comunicação intitulada “Uma Leitura Situada Sobre a Modernidade do ‘Conjunto Residencial’ da Av. Infante Santo em Lisboa” no “l Seminário Internacional sobre Genealogia e Fenomenologia” que decorreu entre 15 e 17 de Abril na Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa, promovido pela Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa (FAUTL) e pelo Centro de Investigação em Arquitectura, Urbanismo e Design (CIAUD).

No dia 22 de Abril de 2010, apresentou no âmbito do Iº Seminário da Academia de Escolas de Arquitectura e Urbanismo de Língua Portuguesa - “Uma Utopia Sustentável”, uma comunicação em co-autoria com os Professores Pedro Rodrigues, Filipa Roseta, Amílcar Pires, Ana Feliciano, Francisco Oliveira, Manuel Couceiro e Margarida Louro, intitulada “EcoHabitat; a Sustentabilidade dos Bairros Municipais e a Arquitectura no espaço do Sudoeste Europeu”. Este Seminário decorreu entre os dias 19 e 23 de Abril de 2010 na Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa, promovido pelo Centro de Investigação em Arquitectura, Urbanismo e Design (CIAUD) e pela Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa (FAUTL).

No dia 10 de Outubro de 2011, apresentou uma conferência no âmbito do “1º Seminário Internacional da Pedra – Stone Project”, intitulada “Construir no Desconstruído: Reinventar os Vazios Residuais da Indústria da Pedra”, que se realizou em Vila Viçosa, promovido pela Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa e pela Câmara Municipal de Vila Viçosa.

No dia 21 de Outubro de 2011, participou no painel de oradores na Sessão de Apresentação, “Apresentação de Propostas de Desenvolvimento Urbano por Freguesia – Freguesia de São Pedro”, dos trabalhos expostos na Exposição “Território de Óbidos Comunidade Sustentável e Criativa”, realizado Galeria Nova Ogiva e promovido pela Câmara Municipal de Óbidos, evento que foi resultante dos trabalhos desenvolvidos na unidade curricular de Laboratório de Projecto IV do Mestrado Integrado em Arquitectura (MIARQ), evento que foi coordenado pelo Professor Associado José Pinto Duarte (FAUTL) e pelo Professor Kent Larson (MIT/MIT Media Lab) e que resultou do protocolo estabelecido entre a Câmara Municipal de Óbidos (CMO), a Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa (FAUTL) e o Massachusetts Institute of Technology (MIT).

No dia 6 de Novembro de 2011 apresentou em co-autoria com a Professora Marta Feliciano a conferência “Plug-In City; Máquina ou Organismo?”, apresentada no Seminário Internacional “Palcos da Arquitectura – Academia de Escolas de Arquitectura e Urbanismo de Língua Portuguesa”, realizado na Faculdade de Arquitectura da Universidade de Lisboa em Novembro de 2011.

No dia 1 de Junho de 2012 apresentou a conferência “A Ideia de ‘Casa Romântica’ como Matriz para a Contemporaneidade”; 1º Ciclo de Conferencias /Seminário “A Casa como Espaço Matriz do Ser Humano”, realizado na Faculdade de Arquitectura – Universidade Técnica de Lisboa entre 31 de Maio e 1 de Junho de 2012.

No dia 28 de Maio de 2013 apresentou em co-autoria com a Professora Arq. Marta Feliciano no “CIAUD – II Seminário de Investigação; Arquitectura, Urbanismo e Design” a conferência “A Casa como Espaço Matriz do ser Humano – A Casa Experimental”, realizado na Faculdade de Arquitectura da Universidade Lisboa (FAUL).

No dia 6 de Dezembro de 2013 apresentou em co-autoria com a Professora Arq. Marta Feliciano no Seminário Internacional “A Villa Renascentista – Arquitectura, Jardins e Paisagem”, a conferência “Análise e interpretação do ‘paço quinhentista’ de Santa Margarida no Varatojo”; realizada na Faculdade de Arquitectura da Universidade Lisboa (FAUL).

COMMUNICATIONS IN NATIONAL SCIENTIFIC MEETINGS:

No dia 17 Dezembro de 2009 participou como Orador na Conferencia de Apresentação do livro “Casas para um Planeta Pequeno – Projecto – Angola Habitar XXI; Modelos Habitacionais em Territórios de Macro Povoamento Informal”, com os Professores Arquitectos Margarida Louro, Francisco Oliveira, Marta Feliciano e Amílcar Pires, na Sala Eugénio de Andrade do Centro de Congressos do Centro Cultural de Belém (CCB) em Lisboa, evento promovido pelo Centro de Investigação em Arquitectura, Urbanismo e Design (CIAUD).

Em 14 Abril de 2010 leccionou na Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa (FAUTL) uma aula magistral intitulada “Chiado ‘20 Anos’ Depois, 1988 – 2010; Revisitar Uma ‘Estratégia Da Memória” no âmbito do 2º Ciclo do Mestrado Integrado em Arquitectura (4º ano – 2009/2010), a convite do coordenador da Unidade Curricular de Laboratório de Projecto V Professor Auxiliar Luís Ferreira Afonso.

Em 26 Maio de 2010 leccionou na Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa (FAUTL) uma aula magistral intitulada “Uma Leitura Situada Sobre a Modernidade do ‘Conjunto Residencial’ da Av. Infante Santo em Lisboa” no âmbito do 2º Ciclo do Mestrado Integrado em Arquitectura (4º ano – 2009/2010), a convite do coordenador da Unidade Curricular de Laboratório de Projecto V Professor Auxiliar Luís Ferreira Afonso.

No dia 2 de Dezembro de 2010 apresentou uma conferência no âmbito do Seminário “Património Hospitalar de Lisboa: que Futuro”, intitulada “A Cerca Fernandina na Colina de Santana; Presença, Memória e Resignificação como Estratégia de Reabilitação para a Contemporaneidade”, que se realizou na Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa, promovido pela Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa (FAUTL) e pelo Centro de Investigação em Arquitectura, Urbanismo e Design (CIAUD).

No dia 30 de Maio de 2011 apresentou uma conferência, com a Professora Arq. Marta Feliciano, no âmbito da Unidade Curricular “Seminários de Apoio ao Projecto Final de Mestrado”, intitulada “Duas visões sobre o Habitar: A Casa Romântica e as Utopias Habitacionais dos Anos Sessenta”, na Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa.

Em 22 Julho de 2011 realizou, em co-autoria com a Professora Marta Feliciano, uma Aula/Conferência intitulada “Entre a Arte e a Arquitectura” realizada na Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa, inserida no âmbito do Workshop “Entre a Arte e a Arquitectura” que pertenceu ao programa de actividades extracurriculares, “Verão na Técnica”, organizado pela Reitoria da Universidade Técnica de Lisboa.

 

Updated on January 16, 2018