cabeçaho-site-ciaud.png

Pedro Belo Ravara

FOTO3

Ciaud researcher since 2008 

 

Research project: Civic Centre for the Millenium Village in Mozambique

ORCID: 0000-0001-8627-6400

Contact: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

Curriculum Vitae

 

PUBLICATIONS

AFINAL OS GAMBUZINOS EXISTEM!, IN VIAGEM DE ESTUDO: ARQUITECTURA MEDITERRÂNICA NA ANDALUZIA, COLECÇÃO IN SITU, CADERNOS DE VIAGEM, EDIÇÃO CALEIDOSCÓPIO, JUNHO DE 2016, LISBOA, PÁGS. 16 A 21.     

COORDENAÇÃO EDITORIAL, com Jorge Spencer e Fernando Freire, de VIAGEM DE ESTUDO: ARQUITECTURA MEDITERRÂNICA NA ANDALUZIA, COLECÇÃO IN SITU, CADERNOS DE VIAGEM, EDIÇÃO CALEIDOSCÓPIO, JUNHO DE 2016, LISBOA.

O EDIFÍCIO FABRIL EM BETÃO ARMADO: DOS E.U.A AOS MODELOS EUROPEUS DE MODERNIDADE , A CONSOLIDAÇÃO DE UMA PRÁTICA, EDIÇÃO CALEIDOSCÓPIO, MAIO DE 2016, LISBOA.

MODERNISMO INDUSTRIAL, IN ENTRE BRASIL E PORTUGAL: DESAFIOS, DISCURSOS E PRÁTICAS DA ARQUITETURA MODERNA E CONTEMPORÂNEA, EDIÇÃO CALEIDOSCÓPIO, JANEIRO DE 2016, LISBOA, PÁGS. 133 A 151.

ARCHITETTURA SOSTENIBILE E RESPONSABILE, IN PUBLICAÇÃO ON-LINE, L’ARCHITETTO, ARCHIWORLD MAGAZINE, MENSILE DEL CONSIGLIO NAZIONALE ARCHITETTI PPC: DEZEMBRO 2016, NÚMERO 44 (HTTP://MAGAZINE.LARCHITETTO.IT/DICEMBRE-2016/GLI-ARGOMENTI/LA-PROFESSIONE-DI-ARCHITETTO/PROFESSIONE-NEL-MONDO.HTML).


ORGANIZATION OF SEMINARS AND CONFERENCES

CO-ORGANIZADOR, ENQUANTO VICE-PRESIDENTE DA ORDEM DOS ARQUITETOS (OA) PORTUGUESES, ENQUANTO MEMBRO DO CONSELHO EXECUTIVO DO CONSELHO DOS ARQUITETOS DA EUROPA (ACE) E COORDENADOR DA ÁREA TEMÁTICA RESPONSABLE ARCHITECTURE NESTE CONSELHO, DA ACE-OA WORKSHOP: CITIES AS PROBLEM-MAKERS AND PROBLEM-SOLVERS, REALIZADA NO DIA 17 DE NOVEMBRO EM LISBOA, ENQUANTO EVENTO SATÉLITE DA TRIENAL DE LISBOA 2016 (HTTP://WWW.TRIENALDELISBOA.COM/THEFORMOFFORM/EVENTOS/LAND-SEA-HOUSE-CITY/).

RESPONSÁVEL PELA ORGANIZAÇÃO DA WORKSHOP INTERNACIONAL RETHINKING PUBLIC SPACE [POST EARTHQUAKE GROUND FOR SPECULATION], COM O DEPARTMENT OF ARCHITECTURAL SCIENCE, FACULTY OF ENGINEERING AND ARCHITECTURAL SCIENCE, RYERSON UNIVERSITY, E A PARTICIPAÇÃO, CONJUNTAMENTE COM OS ESTUDANTES CANADIANOS DE TORONTO, DE ESTUDANTES DA FACULDADE DE ARQUITETURA DA UNIVERSIDADE DE LISBOA, QUE DECORREU NA GRÉMIO LITERÁRIOS, NA RUA IVENS, EM LISBOA, ENTRE OS DIAS 15 E 20 DE JUNHO DE 2015, COM CONFERÊNCIAS PÚBLICAS DE GONÇALO BYRNE, NO DIA 15 DE JUNHO E DE JOÃO LUÍS CARRILHO DA GRAÇA, NO DIA 16.

RESPONSÁVEL PELA ORGANIZAÇÃO DA WORKSHOP INTERNACIONAL INTENSIVE URBAN DESIGN WORKSHOP, ENTRE A ACE UNIVERSITY OF BATH E A FAUTL, QUE DECORREU NA FAUTL, ENTRE OS DIAS 15 E 20 DE ABRIL DE 2013, COM CONFERÊNCIAS PÚBLICAS ABERTAS À ESCOLA DE JOÃO LUÍS CARRILHO DA GRAÇA, NO DIA 08 E JOÃO NUNES (PROAP) NO DIA 09.

PROFESSOR CONVIDADO E RESIDENTE EM LISBOA PELA ORGANIZAÇÃO DE UM PROGRAMA DE ESTUDO EM LISBOA POR PARTE DO COLLEGE OF ARCHITECTURE AND LANDSCAPE ARCHITECTURE, DESDE 2006 COLLEGE OF DESIGN DA UNIVERSIDADE DE MINNESOTA, INTEGRADO NO CURRICULUM DO 2º ANO DO CURSO DE MESTRADO EM ARQUITETURA, SEGUNDO SEMESTER DO ANO LECTIVO, QUE INCLUI CONFERÊNCIAS NA FUNDAÇÃO LUSO-AMERICANA PARA O DESENVOLVIMENTO E VISITAS DE ESTUDO EM PORTUGAL (PROGRAMAS DE 1988, 1999, 2000, 2001, 2002, 2003, 2004 E 2005), NO ÂMBITO DO ABROAD PROGRAM PORT CITIES DESSA MESMA UNIVERSIDADE. NESTE ÂMBITO FORAM ORGANIZADAS WORKSHOPS COM ALUNOS NACIONAIS, EM 2001 NA FACULDADE DE ARQUITETURA DO PORTO (FAUP), SOB A ORIENTAÇÃO CIENTÍFICA DOS PROFESSORES DOMINGOS TAVARES E ANTÓNIO MADUREIRA, EM 2002 NA FACULDADE DE ARQUITETURA DA UNIVERSIDADE TÉCNICA DE LISBOA (FAUTL) SOB A SUA ORIENTAÇÃO CIENTÍFICA, EM 2003 NA UNIVERSIDADE DE ÉVORA (UE), INTEGRANDO ALUNOS DA UE, DA FAUTL E DA FAUP, PARA ALÉM DOS DO CALA, SOB A ORIENTAÇÃO CIENTÍFICA CONJUNTA DA PROFESSOR A AURORA CARAPINHA DA UE E SUA, EM 2004 NA FAUTL SOBRE A SUA COORDENAÇÃO CIENTÍFICA, NOS ANOS DE 2005 E 2006 NA FAUTL SOBRE A COORDENAÇÃO CIENTÍFICA DO PROFESSOR DUARTE CABRAL DE MELLO DA FAUTL, NO ANO DE 2007 COM A CO-ORIENTAÇÃO CIENTÍFICA DO PROFESSOR PEDRO PACHECO, DA FAUTL E NO ANO DE 2008 COM A CO-ORIENTAÇÃO CIENTÍFICA DO PROFESSOR JOSÉ PINTO DUARTE, DA FAUTL.

PROFESSOR CONVIDADO E RESIDENTE EM LISBOA PELA ORGANIZAÇÃO DE UM PROGRAMA DE ESTUDO EM LISBOA POR PARTE DO SCHOOL OF ARCHITECTURE/CARLETON UNIVERSITY, OTTAWA, CANADA, INTEGRADO NO CURRICULUM DO 2º ANO DO CURSO DE DE ARQUITETURA, QUE INCLUIU CONFERÊNCIAS E VISITAS DE ESTUDO EM PORTUGAL. NESTE ÂMBITO FORAM AINDA ORGANIZADAS WORKSHOPS COM ALUNOS NACIONAIS, NA FACULDADE DE ARQUITETURA DA UNIVERSIDADE TÉCNICA DE LISBOA (FAUTL) SOB A CO-ORIENTAÇÃO CIENTÍFICA DO PROFESSOR JORGE SPENCER DA FAUTL ENVOLVENDO ALUNOS DO 2º ANO DA FAUTL.

GESTOR DO PROTOCOLO ENTRE A FACULDADE DE ARQUITETURA DA UNIVERSIDADE TÉCNICA DE LISBOA, A FACULDADE DE ARQUITETURA DA UNIVERSIDADE DO PORTO O COLLEGE OF ARCHITECTURE AND LANDSCAPE ARCHITECTURE DA UNIVERSIDADE DE MINNESOTA E A FUNDAÇÃO LUSO-AMERICANA PARA O DESENVOLVIMENTO, PARA O INTERCÂMBIO DE DOCENTES, ESTUDANTES E PROGRAMAS DE ESTUDO E INVESTIGAÇÃO.

 

COMUNICATIONS

CONFERÊNCIA NO DIA 25 DE JANEIRO DE 2010, NA ORDEM DOS ARQUITECTOS PORTUGUESES EM LISBOA, SOBRE A ESCOLA PARA A VILA DO MILÉNIO NO LUMBO, PROVÍNCIA DE NAMPULA, INTEGRADA NA INICIATIVA CINCO ÁFRICAS / CINCO ESCOLAS, REPRESENTAÇÃO OFICIAL PORTUGUESA NA BIENAL DE SÃO PAULO DE 2009, EXPOSIÇÃO COMISSARIADA PELO ARQTO MANUEL GRAÇA DIAS.

CONFERÊNCIA NO DIA 25 DE FEVEREIRO DE 2010, NA FACULDADE DE ARQUITETURA DA UNIVERSIDADE DO PORTO, SOBRE A ESCOLA PARA A VILA DO MILÉNIO NO LUMBO, PROVÍNCIA DE NAMPULA, INTEGRADA NA INICIATIVA CINCO ÁFRICAS / CINCO ESCOLAS, REPRESENTAÇÃO OFICIAL PORTUGUESA NA BIENAL DE SÃO PAULO DE 2009, EXPOSIÇÃO COMISSARIADA PELO ARQTO MANUEL GRAÇA DIAS.

CONFERÊNCIA NO DIA 17 DE MARÇO DE 2010, NO DEPARTAMENTO DE ARQUITETURA E URBANISMO DO ISCTE, INSTITUTO SUPERIOR DAS CIÊNCIAS DO TRABALHO E DA EMPRESA, INSTITUTO UNIVERSITÁRIO DE LISBOA, SOBRE A ESCOLA PARA A VILA DO MILÉNIO NO LUMBO, PROVÍNCIA DE NAMPULA, INTEGRADA NA INICIATIVA CINCO ÁFRICAS / CINCO ESCOLAS, REPRESENTAÇÃO OFICIAL PORTUGUESA NA BIENAL DE SÃO PAULO DE 2009, EXPOSIÇÃO COMISSARIADA PELO ARQTO MANUEL GRAÇA DIAS.

CONFERÊNCIA NO DIA 26 DE MARÇO DE 2010, NO MUNICÍPIO DE ALMODÔVAR, NO ÂMBITO DO SEMINÁRIO LINGUAGENS DO TEMPO: RECUPERAÇÃO E REQUALIFICAÇÃO DOS ELEMENTOS EDIFICADOS, ORGANIZADO PELA DIVISÃO DO TERRITÓRIO E GESTÃO URBANÍSTICA, COM O TÍTULO O MODERNO INDUSTRIAL HOJE. TAMBÉM SE RESTAURA?.

CONFERÊNCIA NO DIA 13 DE MARÇO DE 2011, NA CIDADE DE AMMAN, JORDANIA, NO ÂMBITO DA SEGUNDA CONFERÊNCIA INTERNACIONAL HERITAGE 2011: CONSERVATION OF ARCHITECTURE, URBAN AREAS, NATURE & LANDSCAPE: TOWARDS A SUISTAINABLE SURVIVAL OF CULTURAL LANDSCAPE, ORGANIZADO POR: THE CENTER FOR THE STUDY OF ARCHITECTURE IN THE ARAB REGION, JORDANIA; AL-TURATH FOUNDATION, ARÁBIA SAUDITA; HASHEMITE UNIVERSITY, JORDANIA; E QUEEN RANIA INSTITUTE OF TOURISM AND HERITAGE, HASHEMITE UNIVERSITY, JORDANIA, COM O TÍTULO THE POLIS PROGRAMME: THE CONSERVATION OF HERITAGE BUILDINGS AND THE NATURAL ENVIRONMENT.

CONFERÊNCIA NO DIA 13 DE OUTUBRO DE 2011, NA FA/UTL, NO ÂMBITO DO COLÓQUIO ENTRE DUAS MARGENS DO ATLÂNTICO: DESAFIOS, DISCURSOS E PRÁTICAS DA ARQUITETURA MODERNA E CONTEMPORÂNEA, NO ÂMBITO DO ANO DE INTERCÂMBIO CULTURAL ENTRE BRASIL E PORTUGAL, COM O TÍTULO MODERNISMO INDUSTRIAL: O CASO DA PACKARD MOTOR CAR COMPANY, DETROIT.

CONFERÊNCIA NO DIA 06 DE MARÇO DE 2012, NO MERCADO DO PEIXE, EM OLHÃO, NO ÂMBITO DO I SEMINÁRIO DE REGENERAÇÃO URBANA, PROMOVIDO PELO MUNÍCIPIO DE OLHÃO, COM A APRESENTAÇÃO PÚBLICA DO PLANO DE PORMENOR DA ZONA HISTÓRICA DE OLHÃO.

CONFERÊNCIA NO DIA 20 DE MARÇO DE 2012, NA FACULDADE DE ARQUITETURA DE ALCALÁ, HENARES, ESPANHA, NO ÂMBITO DO DO PROGRAMA DE MOBILIDADE ERASMUS PARA DOCENTES, ORGANIZADA PELA CADEIRA INNOVACIONES TECNOLÓGICAS, COM O TÍTULO PRÉFABRICATION EN LA ARQUITETURA MODERNA: O MODERNO INDUSTRIAL, TAMBÉM SE RESTAURA?

CONFERÊNCIA NO DIA 20 DE MARÇO DE 2012, NA FACULDADE DE ARQUITETURA DE ALCALÁ, HENARES, ESPANHA, NO ÂMBITO DO DO PROGRAMA DE MOBILIDADE ERASMUS PARA DOCENTES, ORGANIZADA PELA CADEIRA ANÁLISIS DE FORMAS I, COM O TÍTULO DIBUJO, ANÁLISIS Y PROYETO EN LA ARQ. PORTUGUESA: PRÁTICA DO DESENHO (DIBUJO) NA FAUTL.

CONFERÊNCIA NO DIA 21 DE MARÇO DE 2012, NA FACULDADE DE ARQUITETURA DE ALCALÁ, HENARES, ESPANHA, NO ÂMBITO DO DO PROGRAMA DE MOBILIDADE ERASMUS PARA DOCENTES, ORGANIZADA PELA MUPAAC (MESTRADOS), COM O TÍTULO PROYETOS Y OBRAS: 3 PLANOS; 3 PROYETOS; 3 OBRAS; 3 CONCURSOS.

CONFERÊNCIA NO DIA 23 DE ABRIL DE 2012, NA SCHOOL OF ARCHITECTURE AND PLANNING DA CATHOLIC UNIVERSITY OF AMERICA, EM WASHINGTON D.C., NO ÂMBITO DO DE UMA SELEÇÃO FINAL (SHORT LIST) PARA UMA VISITING POSITION PARA ASSOCIATE PROFESSOR NA REFERIDA ESCOLA, COM O TÍTULO TALKING ABOUT ARCHITECTURE.

CONFERÊNCIA NO DIA 25 DE MAIO DE 2012, NO ÂMBITO DO CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DE 2012 DA EUROPEAN FEDERATION OF ENGINEERING CONSULTANCY ASSOCIATIONS (EFCA), SOB O TEMA DEVELOPING THE ENGINEERING WORLD – WINNINIG STRATEGIES, EM REPRESENTAÇÃO DO ARCHITECTS COUNCIL OF EUROPE E DA ORDEM DOS ARQUITECTOS PORTUGUESES, INTEGRADO NA SESSÃO ARE WE PREPARED FOR WINNING STRATEGIES.

CONFERÊNCIA NO DIA 29 DE SETEMBRO DE 2012, NO ÂMBITO DO COLÓQUIO INTERNACIONAL ENSINAR PELO PROJETO, NA SESSÃO PROJETO COMO SÍNTESE, ORGANIZADO PELO DEPARTAMENTO DE ARQUITETURA DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA E PELO CENTRO DE ESTUDOS E SOCIAIS DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA, COM O TÍTULO ACADEMIA OF PRACTICE.

CONFERÊNCIA NO DIA 17 DE OUTUBRO DE 2012, NO ÂMBITO DA WORKSHOP 2012 – REFLEXÕES: ANHANGABAÚ, FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO DA UNIVERSIDADE MACKENZIE EM SÃO PAULO, BRASIL, COM O TÍTULO PROFISSÃO E ENSINO: UMA PRÁTICA.

COMUNICAÇÃO NA 10TH BIENNAL OF EUROPEAN TOWNS AND PLANNERS – CASCAIS URBAN 2013, COM O TÍTULO COASTAL LINE URBAN REQUALIFICATION: 2 CASE STUDIES, NO DIA 20 DE SETEMBRO, EM CO-AUTORIA COM PATRÍCIA MATIAS (ARQUITETA) E EDUARDO GONÇALVES RODRIGUES (JURISTA).

CONFERÊNCIA NO ÂMBITO DO EVENTO PARALELO À TRIENAL DE LISBOA LAMIPA, INVISIBLE REALITIES – THREE DESIGN PROJECTS, REALIZADA NO DIA 11 DE OUTUBRO NA SEDE DA TRIENAL DE LISBOA EM LISBOA.

PARTICIPAÇÃO NO XXV INTERNATIONAL UNION OF ARCHITECTS WORLD CONGRESS, COM O TEMA ARCHITECTURE OTHERWHERE, QUE DECORREU EM DURBAN, ÁFRICA DO SUL, DE 03 A 07 DE AGOSTO.

CONFERÊNCIA NO DIA 09 DE ABRIL DE 2015, NA SCHOOL OF ARCHITECTURE / DALHOUSIE UNIVERSITY, EM HALIFAX, CANADÁ, COM O TÍTULO FAMILY AFFAIRS AND THE BLACK HOLE OF AN ARCHITECT’S BELLY.

CONFERÊNCIA NO DIA 17 DE ABRIL DE 2015, NA SESSÃO ESPECIAL INTERNATIONALIZATION & RESPONSIBILITY DA ASSEMBLEIA GERAL DOS ARQUITETOS DA EUROPA, EM TALLIN, ESTÓNIA, COM O TÍTULO DESIGNING WITH LOCAL 
COMMUNITIES: AN EXAMPLE IN MOZAMBIQUE.

CONFERÊNCIA NO DIA 22 DE JUNHO DE 2015, NO FORUM BEYOND 2020: BUILDING HUMAN SMART CITIES, QUE DECORREU NO LISPOLIS ASSOCIAÇÃO PARA O PÓLO TECNOLÓGICO DE LISBOA, EM LISBOA, COM O TÍTULO ARCHITECTURE AND TECNHOLOGY E INTEGRADO NO PAINEL 6 BEYOND ARCHITECTURE AND URBANISM.

PARTICIPAÇÃO NO BUILT UPON LEADERS’ SUMMIT I, BRINGING THE BUILDINGS SECTOR TOGETHER TO DELIVER A RENOVATION REVOLUTION – MADRID, 20 E 21 DE SETEMBRO DE 2016, COLÉGIO OFICIAL DE ARQUITETOS DE MADRID, EM REPRESENTAÇÃO DO CONSELHO DOS ARQUITETOS DA EUROPA E DA ORDEM DOS ARQUITETOS DE PORTUGAL.

CONFERÊNCIA NO DIA 25 DE OUTUBRO DE 2016, NA SESSÃO 4 IMPLEMENTAÇÃO DA MITIGAÇÃO E DA ALTERAÇÃO ÀS ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS DA CONFERÊNCIA NO ÂMBITO DO QUADRO DAS NAÇÕES UNIDAS SOBRE AS ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS – DA COP 21 (PARIS, 2015) À COP 22 (MARRAKECH, 2016), ORGANIZADA PELA COMISSÃO DE AMBIENTE, ORDENAMENTO DO TERRITÓRIO, DESCENTRALIZAÇÃO, PODER LOCAL E HABITAÇÃO E O CONSELHO NACIONAL DO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL QUE DECORREU NO AUDITÓRIO DA ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA, EM LISBOA, SOBRE O MANIFESTO CONJUNTO DA UNIÃO INTERNACIONAL DOS ARQUITETOS E DO CONSELHO DOS ARQUITETOS DA EUROPA APÓS O COP 21 EM PARIS (http://www.canal.parlamento.pt/?cid=1391&title=conferencia).

PARTICIPAÇÃO NA CONFERÊNCIA SOBRE AS ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS COP 22, EM MARRAKECH, NO DIA 10 DE NOVEMBRO DE 2016, PARA OS EVENTOS ORGANIZADOS EM PARCERIA ENTRE A UNITED NATIONS CONFERENCE FOR CLIMATE CHANGES (HTTP://UNFCCC.INT/) E A GLOBAL ALLIANCE FOR BUILDING AND CONSTRUCTION (HTTP://WWW.GLOBALABC.ORG), EM REPRESENTAÇÃO DO CONSELHO DOS ARQUITETOS DA EUROPA E DA ORDEM DOS ARQUITETOS DE PORTUGAL.

CONFERÊNCIA NO DIA 30 DE NOVEMBRO DE 2016, NA FACULDADE DE ARQUITETURA DA UNIVERSIDADE RWTH, EM AACHEN, ALEMANHA, COM O TÍTULO, REINFORCED FACTORY CONCRETE BUILDINGSAT THE BEGGINING OF THE XX CENTURY: STORIES, FACTS AND FIGURES.

COMUNICAÇÃO APRESENTADA NA 7TH ANNUAL INTERNACIONAL CONFERENCE ON ARCHITECTURE, NO DIA 03 DE JULHO DE 2017, ORGANIZADA PELA ATHENS INSTITUTE FOR EDUCATION AND RESEARCH, EM ATENAS, GRÉCIA, COM O TÍTULO, CONSOLIDATION OF A PRACTICE.

COMUNICAÇÃO APRESENTADA NAS CUARTAS JORNADAS INTERNACIONALES DE REFLEXIÓN EN PATRIMONIO CULTURAL 2017: INTERVENCIONES CONTEMPORÁNEAS EN TERRITORIOS CON HISTORIA, NO DIA 31 DE AGOSTO DE 2017, COM A ORGANIZAÇÃO DE LA UNIVERSIDAD DE LA SALLE, LA FACULTAD DE CIENCIAS DEL HÁBITAT, EM BOGOTÁ, COLOMBIA, COM O TÍTULO, PLAN DETALLE DE LA ZONA HISTÓRICA DE OLHÃO.

COMUNICAÇÃO APRESENTADA NAS CUARTAS JORNADAS INTERNACIONALES DE REFLEXIÓN EN PATRIMONIO CULTURAL 2017: INTERVENCIONES CONTEMPORÁNEAS EN TERRITORIOS CON HISTORIA, NO DIA 04 DE SETEMBRO DE 2017, COM A ORGANIZAÇÃO DE LA UNIVERSIDAD DE LA SALLE, LA FACULTAD DE CIENCIAS DEL HÁBITAT E LA SOCIEDAD COLOMBIANA DE ARQUITECTOS, EM CARTAGENA DAS INDÍAS, COLOMBIA, COM O TÍTULO, PLAN DETALLE DE LA ZONA HISTÓRICA DE OLHÃO.

 

Updated on January 18, 2018