cabeçaho-site-ciaud.png

Manuel Teixeira

foto

Investigador desde: 2013

Arquitecto pela Escola Superior de Belas Artes de Lisboa, em 1975; Ph.D. pela Architectural Association School of Architecture, em Londres, em 1998; Pós-Doutorado na Universidade Federal do Rio de Janeiro, em 1991 e Agregação em Arquitectura e Urbanismo pelo ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa, em 2002.

Professor Catedrática da Faculdade de Arquitectura da Universidade de Lisboa até 2014. Investigador do CIAUD da Faculdade de Arquitectura da Universidade de Lisboa.

Coordenou vários projectos de investigação nas áreas da História Urbana, do Urbanismo e das Morfologias Urbanas Portuguesas, de que se destacam: As Praças na Cidade Portuguesa; Atlas das Implantações Portuguesas no Mundo; Arquivo Virtual de Cartografia Urbana Portuguesa; A Estruturação Física do Território Urbano Português. O Caso dos Açores; As Morfologias Urbanas da Cidade Portuguesa; As Estruturas Urbanas Portuguesas. Origens, Factores de Desenvolvimento, Características Morfológicas.

Outros interesses de investigação centram-se na Habitação Popular e na Arquitectura Popular. De entre as publicações mais recentes, destacam-se os livros:
A Forma da Cidade de Origem Portuguesa, Editora UNESP, São Paulo, 2012
Arquitecturas do Granito. Arquitectura Popular, Câmara Municipal de Arcos de Valdevez, 2013

 

Projetos de investigação:
Património urbano português no mundo. Perspectivas global/locai
Organização do território, povoamento e arquitectura rural no norte de Portugal

ORCID: orcid.org/0000-0002-8696-7022 

 Curriculum Vitae

 

Atualizado a 18 janeiro 2018