cabeçaho-site-ciaud.png

BEAM - Built Environment and Mobility

Coordenador: David Vale

Equipa: David Vale,João Rafael Santos, Luís Sanchez Carvalho.

O grupo de investigação BEAM – Built Environment and Mobility, é um grupo integrado no núcleo de Urbanismo do CIAUD (Centro de Investigação em Arquitectura, Urbanismo e Design) da Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa, e desenvolve investigação nas questões do ambiente construído e da mobilidade urbana. É um centro multidisciplinar, integrando membros com formações distintas, e mobiliza metodologias de investigação diferenciadas, desde métodos qualitativos a métodos quantitativos, incluindo sistemas de informação geográfica. O grupo assume ainda uma perspectiva operacional, desenvolvendo investigação orientada para as políticas públicas, seja na sua relação com as próprias condições de ambiente construído e mobilidade, seja na forma pela qual as políticas públicas podem contribuir para cidades mais justas, inclusivas, acessíveis e multimodais.

Assume-se uma perspectiva alargada sobre os dois conceitos de base do grupo de investigação. Por um lado, o ambiente construído é encardo como um conjunto vasto de áreas, desde a forma urbana, passando pelos aspectos mais funcionais e estruturais, incluindo o próprio impacto das infraestruturas de mobilidade, até conceitos de maior detalhe, focados em aspectos de desenho urbano, importantes para a compreensão da mobilidade activa. Por outro lado, a mobilidade urbana é vista não apenas como a manifestação de movimento, realizado em vários modos de transporte, mas também como resultado da motilidade dos indivíduos, a qual resulta também das condições de acessibilidade dos territórios.

O grupo neste momento é constituído por 3 membros efectivos e 5 membros colaboradores (estudantes de doutoramento), estando-se a desenvolver neste âmbito 5 teses de doutoramento e cerca de 20 dissertações de mestrado. O grupo está receptivo à integração de novos elementos na sua equipa de investigação, desde que relacionados com as temáticas de investigação desenvolvidas.

Projetos

Projectos em curso, apresentados no 3rd research seminar CIAUD, 5th November 2015

ADAPT:POLIS - Beyond urban fragmentation - adaptive spatial policies:  infrastructure, landscape and urban management for Lisbon Metropolitan Area after the crisis [mobility networks]

EXCCITY: Exceptional city: where they are and how are the POLIS territories

FUTURE: The city of the future: urban planning after the transition Lisbon

MetTOD | Transit Oriented Development: Metodologies for the evaluation and classification of metropolitan areas

POSTSUB: Lisbon Post-Suburbia, the Metropolis led by their (several) suburbs

TOD - AML | Integration of land use and transport in Lisbon Metropolitan Area

 

Projectos terminados recentemente

InLUT – Integration of Land Use and Transport in Medium-sized Cities (FCT PTDC/AUR-URB/111013/2009)

Avaliação da integração de usos do solo e transportes na AML (CIAUD)

Impacto da criação de novas centralidades na mobilidade urbana (CIAUD)

Mobilidade Urbana Sustentável: o papel do urbanismo na promoção dos modos activos – andar a pé e de bicicleta