cabeçaho-site-ciaud.png

GERTIL 2

 Grupo de Estudos de Timor-Leste

 gertil 2

Coordenador: Prof. Doutor João Pedro Costa

Membros: Prof. Doutor João Pedro Costa, Prof. Doutor Leonel Fadigas, Prof. Doutora Cristina Henriques, Prof. Doutora Cristina Cavaco, Prof. Doutor Luis Paulo Ribeiro (ISA/ULisboa), Prof. Doutora Romana Xerez (ISCSP/ULisboa), Prof. Doutor Paulo Seixas (ISCSP/ULisboa), Doutora Maria Matos Silva, Mestre Joana Lima

 

Missão/Objetivos: 

O GERTiL2 tem como missão servir a cooperação entre Portugal e Timor-Leste, com vista à promoção do desenvolvimento sustentável, colocando o saber reunido no seio da Universidade de Lisboa ao serviço da comunidade e contribuindo para o desenvolvimento das instituições locais e das suas capacidades. Para o efeito, combina as competências da Universidade com o conhecimento local, a experiência adquirida e o espólio existente, reunindo uma nova geração de investigadores e de estudantes.
No cumprimento desta missão, o GERTIL 2 procura apoiar o setor empresarial português no caminho da internacionalização, mediante o estabelecimento de parcerias.
O GERTIL 2 visa ainda estender o conhecimento e a experiência gerados pelo encontro entre a Universidade de Lisboa e Timor-Leste a mais países da Lusofonia.

 

Breve Histórico:

O GERTiL – Grupo de Estudos de Timor-Leste foi criado em 2000, na sequência da vitória do Sim no referendo pela independência da ocupação Indonésia. Inicialmente enquadrado no âmbito da Universidade Técnica de Lisboa, ficou sediado na Faculdade de Arquitetura, em colaboração com várias faculdades, tendo desenvolvido uma orientação para as suas componentes científicas – a Arquitetura, o Urbanismo e o Design. Durante anos, o grupo de investigação fez uso das capacidades próprias da universidade, agregando contributos de vários especialistas nestas áreas do saber.
Referindo apenas a área do Urbanismo, o GERTiL trabalhou em vários documentos de planeamento estratégico para Timor-Leste, nomeadamente, os planos de urbanização de Díli e Baucau, bem como a proposta de um Sistema de Planeamento Urbano e Territorial, de 2005. Adicionalmente, foi também responsável pelo Esquema de Desenvolvimento Espacial de Timor-Leste, por um Diagnóstico Integrado do Setor da Habitação em Timor-Leste e pela Estratégia de Desenvolvimento Turístico de Timor-Leste, de 2003. Devido aos processos económicos e de restruturação da universidade, o GERTiL encerrou a sua atividade em 2007.

O GERTiL2 – Grupo de Estudos de Timor-Leste, foi criado em 2014, sob coordenação do Prof. Doutor João Pedro Costa, já não numa lógica de urgência na reconstrução do novo País, mas agora direcionado para o desenvolvimento de Timor-Leste, combinando a atividade de investigação científica e o desenvolvimento de parcerias para o apoio à comunidade.
De novo sediado na Faculdade de Arquitetura, o GERTiL2 agregou investigadores de outras faculdades da Universidade de Lisboa, envolvendo ainda os estudantes.

 

Projetos:
- Concurso Internacional para a Elaboração da Legislação de Urbanismo, da Legislação de Habitação e do Plano Nacional de Ordenamento do Território de Timor-Leste, (2014): proposta classificada em 2º lugar.
- Plano de Ordenamento do Território para a Ilha de Ataúro, (2015/2016): plano de ordenamento do território concluído, aprovado em Conselho de Ministros em 2016.
- Concurso Internacional para a Elaboração do Plano de Ordenamento do Território de São Tomé e Príncipe (2017)

 

Atualizado a 6 de Fevereiro de 2017