cabeçaho-site-ciaud.png

Linhas de Investigação Principais em Ergonomia 

Optimização da Interação Humana
Segurança e Saúde no Trabalho
Análise da Capacidade de Trabalho e seus Determinantes

 

Optimização da Interação Humana

Objetiva-se o desenvolvimento e a aplicação dos princípios da ergonomia a partir de uma perspetiva de design centrado no utilizador, e na otimização de produtos de consumo e de ambientes de trabalho. Neste contexto, têm sido desenvolvidas pesquisas relacionadas com o desenvolvimento e a validação de interfaces para sistemas físicos ou de informação, através da definição de requisitos funcionais do produto ou dos sistemas de trabalho.

voltar ao topo

 

Segurança e Saúde no Trabalho

Centra-se na análise das interações entre os seres humanos e o ambiente físico, a otimização de ferramentas profissionais e condições de trabalho, com um duplo objectivo:

a) reduzir a probabilidade de acidentes de trabalho, de ocorrência e desenvolvimento de doenças profissionais;

b) reduzir a gravidade das consequências resultantes quer dos acidentes, quer das doenças. Também têm sido estudados métodos de avaliação de risco, a fim de identificar os seus pontos fortes e fracos, dependendo da natureza do risco que está sendo avaliado.

voltar ao topo

 

Análise da Capacidade de Trabalho e seus Determinantes

Centra-se na determinação dos fatores que influenciam a sua modificação. O estudo da capacidade de trabalho e da idade no trabalho é um indicativo de vários problemas relacionados com os determinantes de trabalho e seu impacto na saúde e bem-estar. Nesta linha de pesquisa, a capacidade para o trabalho é vista como um equilíbrio entre as exigências do trabalho e os recursos do indivíduo.
A identificação dos principais fatores que influenciam as mudanças de capacidade para o trabalho com trabalhadores seniores permite a definição de medidas destinadas a promover a capacidade de trabalho e a manter os trabalhadores nas organizações de uma forma saudável por mais tempo.

voltar ao topo