Projectar com o Lugar – Reabilitação e Intervenção Arquitectónica Contemporânea por um Património Sustentável
Coordenador: Amílcar de Gil e Pires
Equipa (no CIAUD): Rui Duarte; Flávio Lopes; Ana Guerreiro; Raffaella Maddaluno; Paulo Pereira; Inês Ferrnandes; Inês Campos. José Vargas; Fábio Lavareda; Rui Klerk Mota; Margarida Fernandes;
Equipa (fora do CIAUD): Gerald Lee Luckhurst
Data de início: Janeiro 2018
Data de conclusão: Dezembro 2022
Linhas de Investigação Transversal: Investigação no Projecto; História e Teoria; Estudos Lusófonos
Financiamento (entidades): CIAUD; Fundação para a Ciência e a Tecnologia – FCT
Parceiros: N/A
Resumo
Pretende-se com este projeto de investigação desenvolver uma estratégia de investigação nos âmbitos específicos da arquitetura, do património e da paisagem, diretamente relacionada com a formação do arquiteto, na fase final do seu percurso académico, e que faz a interação com a prática profissional da arquitetura num contexto particular de reabilitação arquitetónica.
Esta estratégia pretende, para além da completa formação profissional e científica do futuro arquiteto, num campo muito rico e complexo como o da intervenção no património, contribuir para um conhecimento de rigor científico de diversos tipos arquitetónicos de implementação específica em território não urbano. Pretende-se, também, realçar e comprovar os seus valores (espaciais, culturais, artísticos e vivenciais) devido ao seu caráter histórico, mas, também, e fundamentalmente, explorar as suas potencialidades para um uso contemporâneo e futuro, que preserve no tempo estes valores como forma de manutenção de uma identidade cultural particular.
Do ponto de vista operativo, e tratando-se de investigação em projeto de arquitetura (prático e teórico), parte-se de uma metodologia que se suporta no conceito de “Projetar com o Lugar” e não “sobre” nem “contra” o lugar, numa perspetiva de “sustentabilidade patrimonial” (física, ambiental, económica e cultural).
Resultados
Realização de Dissertações / Projetos Finais de Mestrado e Teses de Doutoramento. Publicações em formato de livro - Síntese crítica: Montagem de relatório de progresso / redacção e publicação de livro de divulgação cultural; e Síntese crítica final: Redacção de relatório final da investigação / publicação de livro de caracter científico - que objectivarão as diversas fases do trabalho realizado e corresponderão a momentos de síntese critica.
Os artigos em revistas nacionais e internacionais permitirão a divulgação de fases do trabalho enfatizando tanto aspectos de conclusão como aspectos processuais e metodológicos relacionados com as diversas fases de trabalho, com as temáticas e conteúdos abordados.
