cabeçaho-site-ciaud.png

Frequently Asked Questions - All FAQs

Please select your question category

Para ser membro do CIAUD é necessário ter doutoramento ou ser doutorando da FA-ULisboa e ter o 1º ano do 3º ciclo de estudos e o Seminário de Projecto de Tese já concluído e aprovado.

Para ser membro do CIAUD terá que instruir um processo de “candidatura a membro CIAUD”. Verifique AQUI a documentação necessária a entregar na sessão de expediente da FA para formalizar a sua candidatura.

Se é aluno de doutoramento e já terminou o 1º ano do 3º ciclo de estudos, com o Seminário de Projecto de Tese concluído e aprovado, pode preparar a sua “candidatura ao CIAUD”. Pode verificar toda a documentação que necessita AQUI.

Se é membro do CIAUD e já tem a carta de aceitação do Resumo (Abstract) ou do Artigo Científico (Paper), pode instruir o processo solicitando apoio para o pagamento da taxa de inscrição e/ou deslocação e pontualmente alojamento.
O apoio dado para a deslocação (e pontualmente alojamento em hotel de 3 estrelas) está sempre sujeito à verba que cada investigador tem disponível no seu plafond anual (ano civil) ver nota.
Assim, cada investigador terá que reunir a documentação necessária para que o CIAUD possa instruir o processo. Veja AQUI a documentação que deverão reunir e entregar no expediente da FA-ULisboa.
Se tiver alguma dificuldade, não hesite, telefone para o CIAUD que ajudamos sempre que possível.
NOTA: Independentemente de outro tipo de apoio que possa ser dado, está estipulado pela assembleia de investigadores do CIAUD, que cada membro colaborador tem direito a poder solicitar apoio até 1000 Euros anuais, e os Membros Efetivos direito a poder solicitar apoio até 2000€ anuais (ano civil).

Se é membro do CIAUD e já tem a carta de aceitação do Resumo (Abstract) ou do Artigo Científico (Paper), pode instruir o processo solicitando apoio para o pagamento da deslocação em comboio.

1- Carta dirigida ao Presidente do CIAUD (referindo nome do projecto, nome da comunicação, justificação de como a missão em referência irá contribuir para a concretização do projecto, itinerário, valores a financiar descriminados) Minuta Carta;

2- Formulário de equiparação a bolseiro preenchido rubricado e devidamente assinado Formulário de Equiparação a Bolseiro; A equiparação a Bolseiro não é necessária para pedidos de taxa de inscrição - (apenas para deslocação e alojamento) ver regulamento EB

3- Apresentação da comunicação (Folha de Rosto) com referência aos logótipos do CIAUD, Faculdade de Arquitectura, Universidade de Lisboa e da FCT em cumprimento do Regulamento (Logotipos CIAUD, FA-ULisboa e FCT)

4- Carta de aceitação da comunicação;

5- Comprovativo da Inscrição no evento;

6- Simulação da deslocação na CP - https://www.cp.pt/passageiros/pt/

7- Obrigatório: Informação dos dados contabilísticos da entidade promotora do evento para que o departamento de Contabilidade da FA-ULisboa, possa proceder ao pagamento da taxa de inscrição. (Nome do Evento; Data de realização; NIF, IBAN da entidade organizadora e que passa a Fatura; NOTA: Em caso de entidades estrangeiras indicar o IBAN e Swiftcode) Só com esta informação será possível dar seguimento ao processo

Congratulamos por mais uma etapa académica concluída. Para passar de membro colaborador a membro efetivo terá que solicitar a passagem e apresentar um novo Projeto de Investigação (ver ficha de projecto), que terá sempre que ser validado pela comissão executiva e pela assembleia de investigadores. Pode AQUI verificar toda a documentação que necessita entregar ao CIAUD

O CIAUD não apoia a publicação de Teses de Doutoramento. As teses de Doutoramento são documentos académicos e científicos que ficam disponibilizados para consulta nos locais habituais, tais como Bibliotecas, Repositórios da ULisboa, etc.
Contudo, se o investigador pretender disseminar a investigação que concenta com a obtenção do grau de doutor, poderá solicitar ao CIAUD apoio para a publicação de um livro, que baseado na tese, possa difundir os resultados da investigação, para a sociedade em geral.

Toda a investigação produzida por investigadores do CIAUD (livros, conferências, artigos científicos, entre outras) deverão apresentar os seguintes logotipos na seguinte ordem: CIAUD, Faculdade de Arquitectura, Universidade de Lisboa e FCT. Poderá fazer o download dos logotipos AQUI.

No âmbito dos projectos sediados no CIAUD, o investigador poderá solicitar apoio para a organização de Conferências, Seminários, Workshops, etc.

Para instruir o processo terá que dirigir uma carta ao Presidente do CIAUD, indicando o nome do projeto de investigação do CIAUD em que se encontra inserido o evento/conferência, o local e data da sua realização e o porquê da importância da realização do evento para o CIAUD. Todos os documentos do evento terão que ter, em local visível, os logótipos da FCT do CIAUD e da FA-ULisboa.

Será ainda necessário anexar ao pedido a seguinte informação:

• Programa preliminar da conferência (cartaz (caso já tenha) e programa preliminar);
• Nome dos conferencistas com indicação do CV ou Biografia de cada um;
• Estimativa de custo do que pretende solicitar ao CIAUD. (exemplo do Coffee-Break, Publicação das atas, etc.).Para mais informação poderá entrar em contacto pelo endereço electrónico: filipanogueira.ciaud@fa.ulisboa.pt

Para divulgar eventos, conferências e informação útil para os investigadores, poderá enviar a informação por email para: silveiradias.ciaud@fa.ulisboa.pt.

Para actualizar os seus dados nas páginas de membros, e sempre que actualizar a sua produção científica, poderá enviar a informação para o seguinte endereço electrónico: alexandraluis.ciaud@fa.ulisboa.pt

As páginas de membro deverão ser construídas com a seguinte informação:

- Fotografia; Biografia; CV actualização; Comunicações; Publicações entre outras.

Para ser membro do CIAUD, é necessário que o investigador se registe na FCT. A Inscrição é automática e poderá ser feita em: https://www.fct.pt/registo/.

Para que os seus pedidos possam ser elegíveis junto da FCT, é obrigatório a entrega da chave de associação da FCT aquando da sua candidatura. Assim, deverá entregar a sua chave de associação (antiga chave publica) ao CIAUD quando este solicitar e sempre que  gerar uma nova chave.  Verifique como consultar a sua chave de associação no site da FCT na imagem em baixo.

q13 faqs

Para candidatar/registar um novo projecto de investigação no CIAUD, terá preencher uma ficha de projecto e entregar no Expediente da FA-ULisboa e por correio electrónico.

Clique AQUI para aceder à ficha