cabeçaho-site-ciaud.png

Notícias

Lançamento da Publicação "Objeto Edificio Cidade"

Será já no próximo dia 28 de Fevereiro, pelas 11h30m, no Auditório Rainha Sonja da FA-ULisboa que se realiza a apresentação da publicação “Objeto, Edifício Cidade” da autoria da Professora Doutora Margarida Louro. Contamos com a sua presença, 

objeto edificio cidade

Atualizado a 22 de fevereiro de 2018

Publicação “José Veloso, LUZTUR 1970-1978 . Um edifício singular”

O CIAUD informa que no próximo dia 6 de Março de 2018, pelas 10h00m será feita a apresentação da publicação “José Veloso, LUZTUR 1970-1978 . Um edifício singular”, no auditório Rainha Sonja (CUBO) da FA-ULisboa. Contamos com a sua presença. 

 exemplo

Atualizado a 22 de fevereiro de 2018

 

 

Concurso de apoio individual para o financiamento de Investigadores

“Informa-se todos os Investigadores que se encontra aberto o procedimento concursal de apoio individual para o financiamento de 500 contratos para investigadores doutorados em todas as áreas científicas. As candidaturas decorrem até ao dia 12 de Fevereiro de 2018.

Consultar aviso de abertura: http://www.fct.pt/apoios/contratacaodoutorados/empregocientifico/docs/AAC_Emprego_Cientifico_Apoio_Individual.pdf

Mais informações em: http://www.fct.pt/apoios/contratacaodoutorados/empregocientifico/ci_dez2017.phtml.pt

De acordo com o Anúncio de Abertura ‘Estímulo ao Emprego Científico Individual 2017’, podem candidatar-se “todos os doutorados, nacionais, estrangeiros e apátridas, detentores de percurso em qualquer área científica, que pretendam desenvolver a sua atividade de investigação científica ou desenvolvimento tecnológico em Portugal, integrados em unidades de I&D financiadas pela FCT.”

Os níveis e as categorias de referência estão identificadas no n.º 2 do art.º 15.º do REC (Regulamento do Emprego Científico);

  1. a) Investigador júnior: doutorado com reduzida experiência de investigação pós-doutoral ou sem currículo científico após o doutoramento na área científica a que se candidata;
  2. b) Investigador auxiliar: doutorado há mais de 5 anos, com currículo relevante na área científica a que se candidata, sem exigência de demonstração de independência científica;
  3. c) Investigador principal: doutorado há mais de 5 anos, com currículo relevante na área científica a que se candidata, demonstrando independência científica nos últimos 3 anos;
  4. d) Investigador coordenador: doutorado há mais de 5 anos, detentor do título de habilitado ou agregado, com currículo de mérito elevado na área científica a que se candidata, demonstrando independência científica e com evidência de liderança na área científica a que se candidata.

A formalização da candidatura obedece ao disposto no guião de candidatura e no respetivo formulário disponível em www.fct.pt/ceecindividual2017 a partir de 19 de janeiro de 2018.

Os candidatos os interessados em desenvolver o seu plano de investigação pós-doutoral tendo o CIAUD como Instituição de Acolhimento devem-nos comunicar o seu interesse até ao dia 19 de janeiro de 2018, através do email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

A avaliação rege-se pelo disposto no guião de avaliação disponível em www.fct.pt/ceecindividual2017 a partir de 29 de dezembro de 2017.

O concurso estará aberto de 19 de janeiro de 2018 até às 17:00 a 12 de fevereiro de 2018 e as instituições de acolhimento associam-se às respetivas candidaturas entre 13 e 26 de fevereiro de 2018.”

 

Seminário Adaptpolis + EUFundsImpact

Da fragmentação ao projeto do território: Sintra, Cacém e os lugares da metrópole

FA (Cubo), 15 de Março de 2018, 10h00-17h30

 

Conferência _ Francesc Muñoz e Teresa Cálix + Sara Sucena

FA (Cubo), 16 de Março de 2018, 10h00-12h30

O Seminário, promovido no âmbito dos Projetos de Investigação Adaptpolis - Descodificar a fragmentação urbana: infraestruturas, paisagem e projeto territorial para a Área Metropolitana de Lisboa (coord. João Rafael Santos) e EUFundImpact - European integration and territory transformation. Public policies for urban and regional planning and the urban organization of Lisbon Metropolitan Area. The case of Sintra municipality from 1991 to 2011 (coord. Leonel Fadigas), tem como objetivo a apresentação e discussão dos seus resultados intermédios, com contributos de diversos membros das respetivas equipas e convidados externos, nomeadamente da Câmara Municipal de Sintra.

Neste âmbito, haverá uma Conferência pelo Prof. Francesc Munõz (Universidad Autònoma de Barcelona) e pelas Prof.ª Teresa Cálix (FA, Universidade do Porto) e Sara Sucena Garcia (Universidade Fernando Pessoa), com apresentações relativas aos fenómenos da fragmentação e transformação territorial recentes na Regiões Metropolitanas de Barcelona e do Porto.

Entrada livre

Para mais informações: adaptpolis.fa.ulisboa.pt/seminario.html 

email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

RCAAP - Normas de Acesso Aberto

No âmbito do acesso à ciência, iImporta referir que cada vez mais o acesso à informação científica deverá ser uma preocupação dos investigadores, assim como a colocação de artigos científicos nos repositórios construídos para o efeito como exemplo o RCAAP. 

Segue em seguida o email que a FCT nos enviou reforçando a politica de acesso ao conhecimento que visa cumprir os principios FAIR - Findable, Accessible, Interorperable, Reusable. 

"O acesso à ciência e ao conhecimento é indispensável a uma sociedade mais informada e mais consciente do Mundo que habita, contribuindo para a tornar mais justa, oferecendo a todos a oportunidade de beneficiar do conhecimento que é gerado pelo esforço de investigação que se pretende cada vez mais reconhecido pela sociedade. Este desígnio torna imperativa a partilha em acesso aberto do conhecimento produzido, quando este seja financiado por recursos públicos cumprindo com os princípios FAIR (Findable, Accessible, Interorperable, Reusable).

Em 2014, a FCT regulamentou a disponibilização em acesso aberto das publicações resultantes de investigação por si financiada, conforme estabelecido na Política sobre Acesso Aberto a Publicações Científicas resultantes de Projetos de I&D Financiados pela FCT, aplicada obrigatoriamente a todos os projetos aprovados no âmbito de concursos abertos a partir de 5 de maio de 2014.

Os procedimentos para cumprir os requisitos do acesso aberto são simples: depositar a publicação num repositório institucional integrante da rede do Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal – RCAAP.

As publicações depositadas devem ser as versões finais publicadas pelo editor. Nos casos em que o editor não permita essa disponibilização, pode ser depositada a versão final do autor aceite para publicação. Essa versão é idêntica à versão final publicada pelo editor, incluindo as modificações introduzidas no processo de arbitragem, mas sem a formatação final do editor.

Cumprido este passo, a disponibilização da informação científica é viabilizada automaticamente através do repositório, de acordo com as condições previamente decididas no momento do depósito. Caso existam períodos de embargo, que variam consoante o tipo e área da publicação, a sua gestão automática assegura que a informação científica seja disponibilizada a todos os interessados findo o período especificado. A FCT acompanhará o cumprimento das normas estabelecidas, aplicando mecanismos de monitorização e de estímulo ao seu cumprimento.

Para mais informação sobre o Acesso Aberto e a Ciência Aberta e esclarecimento de qualquer dúvida, recomendamos a consulta das infografias e das FAQ sobre Acesso Aberto disponibilizadas pela FCT, bem como da página Ciência Aberta.

Contamos consigo para tornar a Ciência Aberta uma realidade e fazer com que a investigação que é financiada por todos possa ser usada em benefício de todos, promovendo ainda o reconhecimento que é devido aos investigadores pelo seu contributo único para o desenvolvimento da nossa sociedade." (Fonte: Email do
Presidente do Conselho Diretivo da FCT, Doutor Paulo Ferrão, de 6/12/2017)

 

Atualizado a 14 de dezembro de 2017