cabeçaho-site-ciaud.png

VIII Simpósio Internacional Cinema e Humanidades / Cine y Humanidades
“Construção e História no Cinema / Construcción e Historia en el Cine”

CIUL – Centro de Informação Urbana de Lisboa, Câmara Municipal de Lisboa
5, 6 e 7 de Dezembro de 2018

Banner simposio cinema construcao.jpg

O Cinema tem sido, e é hoje mais do que nunca, veículo e testemunha da construção de culturas. As transformações que ocorreram durante o século XX – no contexto da busca de determinantes culturais de matriz regional, nacional e nacionalista ou com horizontes universalistas, cosmopolitas e globalizantes – foram difundidas através da imagem cinematográfica, que ao mesmo tempo se propôs como seu testemunho mais ou menos voluntário.

As propostas e o registo de estas formas de vida nas cidades ou em territórios mais alargados foram conseguidos pela dialéctica constante entre a componente imaterial da propaganda e do marketing e a materialização das suas correspondentes concretizações arquitectónicas, urbanísticas, sociais, económicas e culturais.

Depois do VII Simpósio dedicado ao mesmo tema, o objectivo este ano é aprofundar a discussão, através de casos concretos, sobre a contribuição do Cinema para a história das culturas ou para as histórias culturais ou ainda a narração fílmica da construção de culturas. Os casos de estudo, procurarão entre outros aspectos, demonstrar o poder da imagem na sua relação íntima entre valores imateriais e realizações concretas capazes de determinar não só a forma de vida de sociedades contemporâneas como também de analisar as culturas de outras épocas.

Organizado pelo CIAUD – Faculdade de Arquitectura da Universidade de Lisboa em colaboração com o Grupo de Investigação HUM870 – Cine y Letras da Universidade de Granada - Espanha, o encontro científico parte de uma perspectiva multidisciplinar, na qual participarão especialistas de distintos campos de conhecimento tais como a Arquitectura, a História, o Urbanismo, a Filosofia, a Literatura ou a Antropologia; e tem una clara vocação internacional acreditada pela sua procedência de universidades de países como Portugal, Espanha, Brasil, Argentina e Venezuela.

Coordenação: João Mascarenhas Mateus (CIAUD/FAUL) e Francisco Salvador Ventura (Universidade de Granada)